MEIO ou MEIA ?

28 08 2008

- Calma Maria, você está meia nervosa!

Esse é um erro muito comum e fácil de ser percebido. Nunca se deve dizer “meia nervosa”, pois a palavra meio é invariável quando exercer a função de advérbio, ou seja, quando intensificar o adjetivo, no caso “nervosa”.

Ao fazer isso, você está dizendo que Maria está “metade nervosa” e não “um pouco nervosa”, como na imagem abaixo:

Dica:

A maneira mais fácil de saber se meio é advérbio é substituí-lo por outro advérbio de intensidade. Se a frase ficar com sentido, a palavra meio será um advérbio e, portanto, invariável. Veja um exemplo:

Maria está meio nervosa.
Maria está um pouco nervosa.

A substituição deu sentido? Então é advérbio, vou usar meio e não meia.

____________________________________________________________

MEIO = um pouco, mais ou menos ( advérbio = invariável)

Exemplo: Elas ficaram meio impressionadas ontem. ( É o mesmo que dizer “mais ou menos” impressionadas, “um pouco” impressionadas.

 

MEIA: o que é? Como e quando usar?

MEIA = metade (numeral = variável)

Usa-se meia onde couber a palavra metade. Para não ter erro é só fazer essa substituição.

Veja os exemplos:

 Meio-dia e meiO ou meio-dia e meiA?

 O correto é meio-dia e meia. Por quê?

É muitíssimo comum ouvir pessoas dizendo meio-dia e meio, quando na verdade deveriam dizer meio-dia e meia, pois estão querendo dizer que são meio dia e meia hora.  

Pode notar que falamos sempre: nove e meia, dez e meia, oito e meia… a troca costuma acontecer com meio dia e meia.

 =>  João tomou meia taça de vinho. (correto)

 

Quer dizer que a quantidade que João tomou de vinho equivale à metade da taça.

 

EM TEMPO:

 O “meio” quando refere-se a advérbio é invariável, ou seja, não existe “meia” é sempre meio.

 

No entanto, quando se trata de numeral é variável (meio ou meia), concordará com o substântivo. Se feminino -> meia   (taça) ; se masculino -> meio (copo).

 Ex.: Maria tomou meio copo de água. (Ela tomou o equivalente a metade do tamanho do copo)

 

Outra situação:

Ela tem uma meia-irmã ou uma meio-irmã?

1. Se forem irmãs por parte de pai ou de mãe, o correto é dizer:  “Ela tem uma meia-irmã” (irmã de sangue por uma das partes: pai ou mãe)

 

2. Caso se consideram irmãs porque tem uma forte amizade ou muitas afinidades o correto é    dizer:  Ela tem uma meio-irmã. (como se fosse uma irmã) 

About these ads

Ações

Information

63 responses

17 09 2008
Nathalia

Faltou explorar um pouco masi o texto, que na verdade só fala do “meio”, quando na verdade deveria falar dos dois, “meio” e “meia” oque é? como usar? e quando usar?!

Obrigada!

13 02 2009
Eloide

Gostei de suas explicações muito obgrigada pois tirei minhas dúvidas, valeu

12 05 2009
Aline

Olá gostaria de saber se esta frase esta certa:

Minhas meias são de veludo!

Posso usra o meias nesse caso?

28 07 2009
Bárbara

Ótimas explicações, bem simples de entender!!

12 08 2009
Camila

Adorei as suas explicãções, tudo bem simples, me ajudou bastante.
Obrigada^^

1 09 2009
maria

eu gostei tomara que eu fique bcdom dez

1 09 2009
maria

Eu gostei
Tomará que eu fique com Dez

6 10 2009
Alberto Costa

Aprendi, quando menino, a usar a expressão “calça-meia”, para designar aquela peça do vestuário que as mulheres usam. Entretanto, agora, todo mundo diz “meia-calça”, que traz à imaginação uma cena bizarra – uma mulher usando apenas a metade da calça (na vertical, pior que na horizontal).
Não sei se podemos dizer que esteja errado, porque não deve haver uma regra sobre qual substantivo tem precedência num composto, mas é o tipo de imprecisão que atinge o fígado do bom senso, não é?
Vim aqui confirmar o “meia-irmã” (termo técnico) – confirmado o acerto da expressão, nunca mais a utilizarei. Pelo mesmo motivo: é mais fácil associar com a metade de uma irmã (cena de Stephen King) do que com uma irmã que só o é por parte de um dos pais. Eu diria, sem culpa, “meio-irmã”, ou seja, alguém que não é irmã na plenitude dessa condição, sem precisar se isso representa metade ou não (afirmando a condição civil preferencialmente à proporção das contribuições genéticas dos pais; nesse caso, incluir-se-a a filha do segundo marido de minha mãe, que ele teve em seu casamento anterior, por ex.). E usaria “meio irmã” (expressão sem conotação técnica), sem hífen, para os casos de fraternidade afetiva apenas.

Alberto.

9 10 2009
Palavras Rabiscadas

Bom dia Alberto.

Excelente sua explanação!!
Fico muito agradecida pelo seu comentário.

Obrigada pela visita.

Grande abraço.
Marli.

15 10 2009
Geovanna

Affê
Não era isso q eu tava procurando :(

1 12 2009
Taynan Scarso

interessante essas dicas pois no dia a dia com a correria nei percebemos esses detalhes

3 01 2010
josi dória

Valeu!!! realmente tirou minhas dúvidas, Com dicas simples e sem muito rodeio.

11 03 2010
Meia Boca

Não sou de meia-idade, mas estou meio sonolento neste momento.
E para que essa noite não fique meio barata e que ela não me custe barato, fique com duas meias notas dez.
Deu nó?

11 03 2010
Palavras Rabiscadas

Um meio nó… na meia. rs
Gostei, muito bom!!

27 04 2010
DAMARIS

Gostei muito da explicação, graças a isso vou fazer uma ótima prova hoje!
Valeu.

4 06 2010
Silvani

Muito boa a explicação, cconsegui finalmente diferenciar os dois, meio advérbio invariável, e meia ou meio variável, dependo do contexto concordando em gênero com aquilo que ele se refere, e meia objeto também pode ser o utensílio femino, muito boa a explicação, bem didática, fácil de assimilar, obrigado…

2 08 2010
Victor

Mas tambem pode ser um substantivo!!!!
Como na palavra meia, ela pode ser uma meia de calçar com o sapato não e verdade!?
Por tanto pode ser um adverbio, numeral e substantivo!!!

30 08 2010
Edna Blair

Muito bom….. obrigado!

30 08 2010
Edna Blair

ou obrigada, acho que é o certo.kkkkkkk…

20 10 2010
Debora

Parabens Marli!!!!,
seu site é maravilhoso, tem explicações claras e objetivas.
sempre que tenho alguma duvida dou um olhadinha nele!
Valeu!!!!!!!

8 11 2010
BRUNA

”.MINHA PROFESSORA ESTAVA EXPLICANDO SOBRE MEIO E MEIA, A DIFERENÇA DE AMBOS, ENTÃO FIZ UMA PERGUNTA, “PROFESSORA, NA FRASE” O CERTOÉ DIZER QUE A PORTA ESTA MEIA ABERTA OU MEIO ABERTA? ELA SE DIRIGIU ATÉ A PORTA, E ME RESPONDE “ DEPENDE, SE A PORTA ESTIVER ABERTA PELA METADE, ESTA MEIA ABERTA, SE ELA TIVER MAIS DA METADE ABERTA, ESTA MEIO, UM POUCO ABERTA, MAS GERALMENTE ELA NUNCA FICA NO METADE EXATAMENTE ABERTA ELE SMPRE VAI OU UM POUQUINHO PRA LÁ OU PRA CÁ!!!! ENTÃO SE TIVER UM POUCO É MEIO, E SE TIVER NA METADE ABERTA, ENTÃO É MEIA. BOM,
EU PENSEI “ELA DEVE ESTAR ZUANDO DA MINHA CARA, OU SERÁ QUE É VERDADE, POIS SEMPRE OUVI AS PESSOAS DIZENDO QUE A PORTA É SEMPRE MEIO ABERTA.ESTOU CERTA OU ERRADA?

11 11 2010
Marli

Obrigada por contribuir com seu comentário. Está correto, sim, já que:

MEIA = METADE (o difícil é calcular essa exatidão, no momento)

Por isso é frequente usar MEIO = um pouco aberta/entreaberta

22 11 2010
nany

consigui e otimo

30 11 2010
cleusa jhulian

Bom dia,

Parabéns, excelente!

2 01 2011
Os números de 2010 « PALAVRAS RABISCADAS

[…] MEIO ou MEIA ? agosto, 2008 24 comentários 5 […]

6 01 2011
katarina Marieva França da Gama

gostei muito desse site, me ajudou muito

28 03 2011
Guilherme

Muito obrigado, tirei minhas dúvidas.

6 04 2011
Diee

Eu presciso saber que eeh meio-dia e meio ou meio-dia e meia

7 04 2011
Marli Savelli de Campos

Voce não leu o post, né?! /rs/
Esta é parte da explicação que está logo acima, colei só o item que te interessa, ok?

“(…) É muitíssimo comum ouvir pessoas dizendo meio-dia e meio, quando na verdade deveriam dizer meio-dia e meia, pois estão querendo dizer que são meio dia e meia hora.”

Obrigada e um bom dia!… ;-)

8 05 2011
maria eduarda

Eu gostei muito de aprender sobre o meio e meia tirei várias dúvidas .É fácil demais minha mãe também me ensinou .Vou tirar um dez .Muito obrigada pela revisão.
Qualquer dia ou mês se eu tiver dúvida de algo vou pesquisar .Um beijo e tchau .

23 05 2011
Maristela Santos

Gostei da resposta, pois consegui tirar minhas dúvidas a respeito do assunto. Xero

4 06 2011
Yuri Vieira

Bem, a literatura toma certas liberdades de cunho expressivo:

“Não a conheci logo; era difícil; ela porém conheceu-me apenas lhe dirigi a palavra. Os olhos chisparam e trocaram a expressão usual por outra, meia doce e meia triste. Vi-lhe um movimento como para esconder-se ou fugir; era o instinto da vaidade, que não durou mais de um instante. Marcela acomodou-se e sorriu.” (Memórias Póstumas de Brás Cubas, Capítulo XXXVIII, Machado de Assis.)

Como escreveu Fernando Pessoa:

“Obedeça à gramática quem não sabe pensar o que sente. Sirva-se dela quem sabe mandar nas suas expressões”.

Abraço!

4 06 2011
Marli Savelli de Campos

“Quando a gente sente não pensa, o sentimento não obedece regras, nem sempre respeita as normas cultas, incultas, ocultas…”

Muito obrigada por me trazer a inspiração!… /rs/ Linda contribuição.

9 09 2011
ivan

obrigado pela sua contribuição colega.

22 09 2011
matheus :P

valeeeeu

30 11 2011
M.v

Vlw muito bom

24 12 2011
Paige Drekanpus

O item acima acarretou na desunião entre os outros 2 membros do quarto, um dos momentos mais desagradáveis, fazendo com que eu ficasse durante 3 meses sozinho.

25 12 2011
Luiz

Maravilhoso! Parabéns!

24 01 2012
Lia

Obrigada!

15 02 2012
lidia

mim ajudou muito mas bem que poderia explorar mais,mesmo assim obrigadoo

2 04 2012
wictor

bem diversificado e atual! gostei muito!

5 04 2012
jehnny

adorei muito bem explicado.até os comentarios estao divinos!

18 04 2012
max

tirei tosa minhas duvida que eu tinha.

2 07 2012
Leandro Muniz Gonçalves

Perfeito!

5 07 2012
tainá vitória claudiano da silva

ainda ñ tirou a minha dúvida

24 07 2012
Elenice Ferreira

Brigada tirei minhas duvidas do meio e meia….

31 08 2012
Janai

No caso da palavra verdade, usa-se meio verdade ou meia verdade?

4 09 2012
gabiii

Gostei muito dessas informações me ajudaram muito para minha prova.

4 12 2012
Thales

Nossa valew foi mt util as informações, me ajudou mt valeww brigaduu =))

22 02 2013
Elieser

a frase: “Ela viu que a porta estava meio aberta” está correta?

16 03 2013
mateus

isso e muito ruim eu estava procurando sobre outra coisa

6 06 2013
green coffee bean extract

Thanks on your marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you could be a great
author.I will remember to bookmark your blog and will eventually come back from now on.
I want to encourage continue your great job,
have a nice morning!

25 06 2013
Jade Mirellla

Oooo Vai Mim Ajudar Muito na minha Prova !!! Amei!

24 09 2013
Filipe da Veiga

Por favor, e sobre esta frase, é possível dizer o mesmo?:
Quanto é meia de um inteiro?
Quanto é metade de um inteiro?

25 10 2013
Brena sousa

Obrigado me foi muito util agr nao estou meia informada estoubrena completa ! :)

25 01 2014
claudia

Enquanto alguém estiver escrevendo “mim” para “me” vai ser difícil passar em um concurso!

2 02 2014
Richard felip

muito boa explicação

20 02 2014
Thiago Martins

é esse site ajudou mesmo todos que criaram esse site esta de parabens !!!!! :)

20 02 2014
Thiago Martins

vc esta de parabens merli!!!!! boa sorte continue assim

28 04 2014
Marcos Duenãs

Parabéns! Está muito bem explicado, porém, o termo “meio-irmã” não existe. Diz-se ‘meio-irmão’ para o ser de sexo masculino ou ‘meia-irmã’ para o ser de sexo feminino.

Exemplo: Gustavo é meu meio-irmão e Fernanda é minha meia-irmã.

3 07 2014
Rosineide Caetano da Silva De Souza

Gostei da explicação atendeu aos objetivos. O entendimento vária de acordo com o nível de conhecimento…

22 07 2014
iris gabrielly da silva

GOSTEI MUITO DAS FRASES ME AJUDOU MUITO NO MEU PARA CASA

4 09 2014
Enaylle

Uma maravilha :-) tirou minha dúvida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: