CLÁSSICOS DA LITERATURA NO PAPEL HIGIENICO

11 08 2008

Leitura no banheiro nunca foi novidade. Mas agora é possível ler poemas e trechos de livros no próprio papel higiênico.

Um simples rolo de papel higiênico está colocando clássicos da literatura ao alcance de milhares de pessoas na Europa e no Brasil. É o que mostram os enviados especiais à Espanha, Marcos Losekann e Sergio Gilz.

Leitura no banheiro nunca foi novidade. Mas ler o próprio papel higiênico? Isso ainda estava para ser inventado. Estava. Pois na Espanha, já virou moda. Poemas, trechos de livros, isso tudo ao alcance das mãos.

“Achei uma invenção excelente”, diz a engenheira, que há dois meses não bota outro papel no banheiro de casa.

O importante é manter a cultura, não importa como. A idéia nasceu no palco. Os donos de uma empresa, que também são atores e diretores de teatro, encenaram uma peça que contava a história de um empresário disposto a tornar o mundo mais culto. Na peça, ele imprimia clássicos literários em rolos de papel higiênico.

O espetáculo ganhou o prêmio nacional de teatro da Espanha no começo deste ano. E o que era ficção virou realidade.

Um computador, duas impressoras e uma vasta coleção de obras que, segundo os pais da idéia, já caíram em domínio público. Clássicos, por exemplo, do espanhol Garcia Lorca, do chileno Pablo Neruda e dos portugueses Fernando Pessoa e Luiz de Camões.

Trabalho mesmo só dá na hora de enrolar o papel outra vez. Tudo improvisado. Mas os inventores dizem que vale a pena. Chegam a imprimir 200 rolos por dia. Cada um é vendido pelo equivalente a R$ 9,40. Como o lucro é de 80%, a empresa fatura o mesmo que R$ 45 mil por mês.

As encomendas chegam por e-mail. E o produto é despachado pelo correio. Além da Espanha, é do Brasil que chegam a maioria dos pedidos. Não é a toa que a poesia dos brasileiros Carlos Drummond de Andrade e Mario de Andrade passaram a ser as mais requisitadas.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: