MEIO ou MEIA ?

– Calma Maria, você está meia nervosa!

Esse é um erro muito comum e fácil de ser percebido. Nunca se deve dizer “meia nervosa”, pois a palavra meio é invariável quando exercer a função de advérbio, ou seja, quando intensificar o adjetivo, no caso “nervosa”.

Ao fazer isso, você está dizendo que Maria está “metade nervosa” e não “um pouco nervosa”, como na imagem abaixo:

Dica:

A maneira mais fácil de saber se meio é advérbio é substituí-lo por outro advérbio de intensidade. Se a frase ficar com sentido, a palavra meio será um advérbio e, portanto, invariável. Veja um exemplo:

Maria está meio nervosa.
Maria está um pouco nervosa.

A substituição deu sentido? Então é advérbio, vou usar meio e não meia.

____________________________________________________________

MEIO = um pouco, mais ou menos ( advérbio = invariável)

Exemplo: Elas ficaram meio impressionadas ontem. ( É o mesmo que dizer “mais ou menos” impressionadas, “um pouco” impressionadas.

 

MEIA: o que é? Como e quando usar?

MEIA = metade (numeral = variável)

Usa-se meia onde couber a palavra metade. Para não ter erro é só fazer essa substituição.

Veja os exemplos:

 Meio-dia e meiO ou meio-dia e meiA?

 O correto é meio-dia e meia. Por quê?

É muitíssimo comum ouvir pessoas dizendo meio-dia e meio, quando na verdade deveriam dizer meio-dia e meia, pois estão querendo dizer que são meio dia e meia hora.  

Pode notar que falamos sempre: nove e meia, dez e meia, oito e meia… a troca costuma acontecer com meio dia e meia.

 =>  João tomou meia taça de vinho. (correto)

 

Quer dizer que a quantidade que João tomou de vinho equivale à metade da taça.

 

EM TEMPO:

 O “meio” quando refere-se a advérbio é invariável, ou seja, não existe “meia” é sempre meio.

 

No entanto, quando se trata de numeral é variável (meio ou meia), concordará com o substântivo. Se feminino -> meia   (taça) ; se masculino -> meio (copo).

 Ex.: Maria tomou meio copo de água. (Ela tomou o equivalente a metade do tamanho do copo)

 

Outra situação:

Ela tem uma meia-irmã ou uma meio-irmã?

1. Se forem irmãs por parte de pai ou de mãe, o correto é dizer:  “Ela tem uma meia-irmã” (irmã de sangue por uma das partes: pai ou mãe)

 

2. Caso se consideram irmãs porque tem uma forte amizade ou muitas afinidades o correto é    dizer:  Ela tem uma meio-irmã. (como se fosse uma irmã) 

Esse post foi publicado em Língua Portuguesa e marcado . Guardar link permanente.

69 respostas para MEIO ou MEIA ?

  1. Nathalia disse:

    Faltou explorar um pouco masi o texto, que na verdade só fala do “meio”, quando na verdade deveria falar dos dois, “meio” e “meia” oque é? como usar? e quando usar?!

    Obrigada!

    Curtir

  2. Eloide disse:

    Gostei de suas explicações muito obgrigada pois tirei minhas dúvidas, valeu

    Curtir

  3. Aline disse:

    Olá gostaria de saber se esta frase esta certa:

    Minhas meias são de veludo!

    Posso usra o meias nesse caso?

    Curtir

  4. Bárbara disse:

    Ótimas explicações, bem simples de entender!!

    Curtir

  5. Camila disse:

    Adorei as suas explicãções, tudo bem simples, me ajudou bastante.
    Obrigada^^

    Curtir

  6. maria disse:

    eu gostei tomara que eu fique bcdom dez

    Curtir

  7. maria disse:

    Eu gostei
    Tomará que eu fique com Dez

    Curtir

  8. Alberto Costa disse:

    Aprendi, quando menino, a usar a expressão “calça-meia”, para designar aquela peça do vestuário que as mulheres usam. Entretanto, agora, todo mundo diz “meia-calça”, que traz à imaginação uma cena bizarra – uma mulher usando apenas a metade da calça (na vertical, pior que na horizontal).
    Não sei se podemos dizer que esteja errado, porque não deve haver uma regra sobre qual substantivo tem precedência num composto, mas é o tipo de imprecisão que atinge o fígado do bom senso, não é?
    Vim aqui confirmar o “meia-irmã” (termo técnico) – confirmado o acerto da expressão, nunca mais a utilizarei. Pelo mesmo motivo: é mais fácil associar com a metade de uma irmã (cena de Stephen King) do que com uma irmã que só o é por parte de um dos pais. Eu diria, sem culpa, “meio-irmã”, ou seja, alguém que não é irmã na plenitude dessa condição, sem precisar se isso representa metade ou não (afirmando a condição civil preferencialmente à proporção das contribuições genéticas dos pais; nesse caso, incluir-se-a a filha do segundo marido de minha mãe, que ele teve em seu casamento anterior, por ex.). E usaria “meio irmã” (expressão sem conotação técnica), sem hífen, para os casos de fraternidade afetiva apenas.

    Alberto.

    Curtir

  9. Palavras Rabiscadas disse:

    Bom dia Alberto.

    Excelente sua explanação!!
    Fico muito agradecida pelo seu comentário.

    Obrigada pela visita.

    Grande abraço.
    Marli.

    Curtir

  10. Geovanna disse:

    Affê
    Não era isso q eu tava procurando 😦

    Curtir

  11. Taynan Scarso disse:

    interessante essas dicas pois no dia a dia com a correria nei percebemos esses detalhes

    Curtir

  12. josi dória disse:

    Valeu!!! realmente tirou minhas dúvidas, Com dicas simples e sem muito rodeio.

    Curtir

  13. Meia Boca disse:

    Não sou de meia-idade, mas estou meio sonolento neste momento.
    E para que essa noite não fique meio barata e que ela não me custe barato, fique com duas meias notas dez.
    Deu nó?

    Curtir

  14. Palavras Rabiscadas disse:

    Um meio nó… na meia. rs
    Gostei, muito bom!!

    Curtir

  15. DAMARIS disse:

    Gostei muito da explicação, graças a isso vou fazer uma ótima prova hoje!
    Valeu.

    Curtir

  16. Silvani disse:

    Muito boa a explicação, cconsegui finalmente diferenciar os dois, meio advérbio invariável, e meia ou meio variável, dependo do contexto concordando em gênero com aquilo que ele se refere, e meia objeto também pode ser o utensílio femino, muito boa a explicação, bem didática, fácil de assimilar, obrigado…

    Curtir

  17. Victor disse:

    Mas tambem pode ser um substantivo!!!!
    Como na palavra meia, ela pode ser uma meia de calçar com o sapato não e verdade!?
    Por tanto pode ser um adverbio, numeral e substantivo!!!

    Curtir

  18. Edna Blair disse:

    Muito bom….. obrigado!

    Curtir

  19. Edna Blair disse:

    ou obrigada, acho que é o certo.kkkkkkk…

    Curtir

  20. Debora disse:

    Parabens Marli!!!!,
    seu site é maravilhoso, tem explicações claras e objetivas.
    sempre que tenho alguma duvida dou um olhadinha nele!
    Valeu!!!!!!!

    Curtir

  21. BRUNA disse:

    ”.MINHA PROFESSORA ESTAVA EXPLICANDO SOBRE MEIO E MEIA, A DIFERENÇA DE AMBOS, ENTÃO FIZ UMA PERGUNTA, “PROFESSORA, NA FRASE” O CERTOÉ DIZER QUE A PORTA ESTA MEIA ABERTA OU MEIO ABERTA? ELA SE DIRIGIU ATÉ A PORTA, E ME RESPONDE “ DEPENDE, SE A PORTA ESTIVER ABERTA PELA METADE, ESTA MEIA ABERTA, SE ELA TIVER MAIS DA METADE ABERTA, ESTA MEIO, UM POUCO ABERTA, MAS GERALMENTE ELA NUNCA FICA NO METADE EXATAMENTE ABERTA ELE SMPRE VAI OU UM POUQUINHO PRA LÁ OU PRA CÁ!!!! ENTÃO SE TIVER UM POUCO É MEIO, E SE TIVER NA METADE ABERTA, ENTÃO É MEIA. BOM,
    EU PENSEI “ELA DEVE ESTAR ZUANDO DA MINHA CARA, OU SERÁ QUE É VERDADE, POIS SEMPRE OUVI AS PESSOAS DIZENDO QUE A PORTA É SEMPRE MEIO ABERTA.ESTOU CERTA OU ERRADA?

    Curtir

  22. Marli disse:

    Obrigada por contribuir com seu comentário. Está correto, sim, já que:

    MEIA = METADE (o difícil é calcular essa exatidão, no momento)

    Por isso é frequente usar MEIO = um pouco aberta/entreaberta

    Curtir

  23. nany disse:

    consigui e otimo

    Curtir

  24. cleusa jhulian disse:

    Bom dia,

    Parabéns, excelente!

    Curtir

  25. Pingback: Os números de 2010 « PALAVRAS RABISCADAS

  26. katarina Marieva França da Gama disse:

    gostei muito desse site, me ajudou muito

    Curtir

  27. Guilherme disse:

    Muito obrigado, tirei minhas dúvidas.

    Curtir

  28. Diee disse:

    Eu presciso saber que eeh meio-dia e meio ou meio-dia e meia

    Curtir

  29. Voce não leu o post, né?! /rs/
    Esta é parte da explicação que está logo acima, colei só o item que te interessa, ok?

    “(…) É muitíssimo comum ouvir pessoas dizendo meio-dia e meio, quando na verdade deveriam dizer meio-dia e meia, pois estão querendo dizer que são meio dia e meia hora.”

    Obrigada e um bom dia!… 😉

    Curtir

  30. maria eduarda disse:

    Eu gostei muito de aprender sobre o meio e meia tirei várias dúvidas .É fácil demais minha mãe também me ensinou .Vou tirar um dez .Muito obrigada pela revisão.
    Qualquer dia ou mês se eu tiver dúvida de algo vou pesquisar .Um beijo e tchau .

    Curtir

  31. Maristela Santos disse:

    Gostei da resposta, pois consegui tirar minhas dúvidas a respeito do assunto. Xero

    Curtir

  32. Yuri Vieira disse:

    Bem, a literatura toma certas liberdades de cunho expressivo:

    “Não a conheci logo; era difícil; ela porém conheceu-me apenas lhe dirigi a palavra. Os olhos chisparam e trocaram a expressão usual por outra, meia doce e meia triste. Vi-lhe um movimento como para esconder-se ou fugir; era o instinto da vaidade, que não durou mais de um instante. Marcela acomodou-se e sorriu.” (Memórias Póstumas de Brás Cubas, Capítulo XXXVIII, Machado de Assis.)

    Como escreveu Fernando Pessoa:

    “Obedeça à gramática quem não sabe pensar o que sente. Sirva-se dela quem sabe mandar nas suas expressões”.

    Abraço!

    Curtir

  33. “Quando a gente sente não pensa, o sentimento não obedece regras, nem sempre respeita as normas cultas, incultas, ocultas…”

    Muito obrigada por me trazer a inspiração!… /rs/ Linda contribuição.

    Curtir

  34. ivan disse:

    obrigado pela sua contribuição colega.

    Curtir

  35. matheus :P disse:

    valeeeeu

    Curtir

  36. M.v disse:

    Vlw muito bom

    Curtir

  37. O item acima acarretou na desunião entre os outros 2 membros do quarto, um dos momentos mais desagradáveis, fazendo com que eu ficasse durante 3 meses sozinho.

    Curtir

  38. Luiz disse:

    Maravilhoso! Parabéns!

    Curtir

  39. Lia disse:

    Obrigada!

    Curtir

  40. lidia disse:

    mim ajudou muito mas bem que poderia explorar mais,mesmo assim obrigadoo

    Curtir

  41. wictor disse:

    bem diversificado e atual! gostei muito!

    Curtir

  42. jehnny disse:

    adorei muito bem explicado.até os comentarios estao divinos!

    Curtir

  43. max disse:

    tirei tosa minhas duvida que eu tinha.

    Curtir

  44. Elenice Ferreira disse:

    Brigada tirei minhas duvidas do meio e meia….

    Curtir

  45. Janai disse:

    No caso da palavra verdade, usa-se meio verdade ou meia verdade?

    Curtir

  46. gabiii disse:

    Gostei muito dessas informações me ajudaram muito para minha prova.

    Curtir

  47. Thales disse:

    Nossa valew foi mt util as informações, me ajudou mt valeww brigaduu =))

    Curtir

  48. Elieser disse:

    a frase: “Ela viu que a porta estava meio aberta” está correta?

    Curtir

  49. mateus disse:

    isso e muito ruim eu estava procurando sobre outra coisa

    Curtir

  50. Thanks on your marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you could be a great
    author.I will remember to bookmark your blog and will eventually come back from now on.
    I want to encourage continue your great job,
    have a nice morning!

    Curtir

  51. Jade Mirellla disse:

    Oooo Vai Mim Ajudar Muito na minha Prova !!! Amei!

    Curtir

  52. Filipe da Veiga disse:

    Por favor, e sobre esta frase, é possível dizer o mesmo?:
    Quanto é meia de um inteiro?
    Quanto é metade de um inteiro?

    Curtir

  53. Brena sousa disse:

    Obrigado me foi muito util agr nao estou meia informada estoubrena completa ! 🙂

    Curtir

  54. claudia disse:

    Enquanto alguém estiver escrevendo “mim” para “me” vai ser difícil passar em um concurso!

    Curtir

  55. Richard felip disse:

    muito boa explicação

    Curtir

  56. é esse site ajudou mesmo todos que criaram esse site esta de parabens !!!!! 🙂

    Curtir

  57. vc esta de parabens merli!!!!! boa sorte continue assim

    Curtir

  58. Marcos Duenãs disse:

    Parabéns! Está muito bem explicado, porém, o termo “meio-irmã” não existe. Diz-se ‘meio-irmão’ para o ser de sexo masculino ou ‘meia-irmã’ para o ser de sexo feminino.

    Exemplo: Gustavo é meu meio-irmão e Fernanda é minha meia-irmã.

    Curtir

  59. Rosineide Caetano da Silva De Souza disse:

    Gostei da explicação atendeu aos objetivos. O entendimento vária de acordo com o nível de conhecimento…

    Curtir

  60. iris gabrielly da silva disse:

    GOSTEI MUITO DAS FRASES ME AJUDOU MUITO NO MEU PARA CASA

    Curtir

  61. Enaylle disse:

    Uma maravilha 🙂 tirou minha dúvida

    Curtir

  62. Daia Rangel disse:

    Texto muito claro. Exemplos excelentes.

    Curtir

  63. Maria Eduarda disse:

    Muito bom ! Resolveu todas as minhas dúvidas da minha lição de português !

    Curtir

  64. alam disse:

    nossa eu fasso melhor que isso de olho fechandor

    Curtir

  65. rose disse:

    qual o correto, vc tem 02 copos de choops em haver ou vc tem 02 copos de choops em a ver

    Curtir

  66. Victor LA disse:

    “Uma meia meia feita, uma meia por fazer, quantas meias são??”

    Curtir

  67. ROSE FREITAS disse:

    GOSTEI DA EXPLICAÇAO. TIREI A MINHA DUVIDA

    Curtir

Deixe um comentário

