OBRIGADO(a) EU ou OBRIGADO(a) VOCÊ?

 OBRIGADO(a) EU ou OBRIGADO(a) VOCÊ?

 

Antes de qualquer esclarecimento é importante dizer que as mulheres devem dizer “obrigada”, e os  homens, “obrigado”.

Quando digo obrigado(a) você. É o mesmo que dizer que a pessoa tem a obrigação de retribuir o favor.

Obrigado(a) eu – não é a forma ideal, pois além de continuar dizendo obrigado(a), não respeita às normas gramaticais¹. Embora, remete mais coerência no sentido de não conceder à idéia de que a pessoa precisa pagar pelo favor (obrigado(a) digo eu a você), gramaticalmente está incorreto.

 

¹ Normas Gramaticais: O pronome adequado para encerrar uma frase é o oblíquo MIM, portanto dizer obrigado (a) EU, está incorreto, e não se deve dizer Obrigada MIM. Prefira: por nada, nada, não seja por isso, eu que agradeço e outros similares.

 

Esse post foi publicado em Língua Portuguesa. Bookmark o link permanente.

3 respostas para OBRIGADO(a) EU ou OBRIGADO(a) VOCÊ?

  1. andreia chadi disse:

    Marli, no caso do agradecimento, também pode-se dizer:
    Obrigada.
    Eu que agradeço.
    ou
    Eu quem agradeço.
    ?????????????????
    Ah!!!!!!!!!!Obrigada pelas dicas…. Amei.

    Curtir

  2. Palavras Rabiscadas disse:

    Olá Andreia
    A resposta “Eu que agradeço” é a mais adequada de todas, pois respeita as normas gramaticais.

    Prefira dizer “Eu que agradeço” no lugar de “Obrigada eu”, mas antes “obrigada eu” que “obrigada você”.

    “Obrigado(a) eu” não é a forma ideal, como já disse neste post, tem uma ‘certa coerência’ no sentido de dar a entender: OBRIGADO(A) DIGO EU A VOCÊ…. (MAS ESSA FORMA NÃO VALE PARA CONCURSOS E OUTROS TESTES.) Precisa saber que na escrita jamais deve usar de tal forma – isso serve apenas para LINGUAGEM INFORMAL /COLOQUIAL. “Falar é diferente de escrever”

    Se for para ficar confuso na cabeça do leitor o que é uma linguagem coloquial (popular) e uma linguagem culta/formal, por favor, esqueçam o “obrigado(a) eu”, a linguagem normativa não aceita, é abominável às regras da língua.

    TROCANDO EM MIUDOS: — Eu que agradeço

    Certo? Beijos.
    Marli

    Curtir

  3. Maria disse:

    Concordo com a Marli. “Eu” é um pronome pessoal do caso reto, portanto não se deve usá-lo no final de frase. O correto é dizer obrigado a você ou eu que agradeço

    Curtir

Deixe um comentário

