O DIA EM QUE EXPLODIU MABATA-BATA – Mia Couto

10 10 2008

De repente, o boi explodiu. Rebentou sem um múúú. No capim em volta choveram pedaços e fatias, grão e folhas de boi. A carne eram já borboletas vermelhas. Os ossos eram moedas espalhadas. Os chifres ficaram num qualquer ramo, balouçando a imitar a vida, no invisível do vento.

O espanto não cabia em Azarias, o pequeno pastor. Ainda há um instante ele admirava o grande boi malhado, chamado de Mabata-bata. O bicho pastava mais vagaroso que a preguiça. Era o maior da manada, régulo da chifraria, e estava destinado como prenda de lobolo do tio Raul, dono da criação. Azarias trabalhava para ele desde que era órfão. Despegava antes da luz para que os bois comessem o cacimbo das primeiras horas.

Olhou a desgraça: o boi poeirado, eco de silêncio, sombra de nada.

«Deve ser foi um relâmpago», pensou.

Mas relâmpago não podia. O céu estava liso, azul sem mancha. De onde saíra o raio? Ou foi a terra que relampejou?

Interrogou o horizonte, por cima das árvores. Talvez o ndlati, a ave do relâmpago, ainda rodasse os céus. Apontou os olhos na montanha em frente. A morada do ndlati era ali, onde se juntos os todos rios para nascerem para nascerem da mesma vontade da água. O ndlati vive nas suas quatro cores escondidas e só se destapa quando as nuvens rugem na rouquidão do céu. É então que o ndlati sobe aos céus, enlouquecido. Nas alturas se veste de chamas, e lança seu vôo incendiado sobre os seres da terra. Às vezes atira-se no chão, buracando-o. Fica na cova e ali deita a sua urina.

Uma vez foi preciso chamar as ciências do velho feiticeiro para escovar aquele ninho e retirar os ácidos depósitos. Talvez o Mabata-bata pisara uma réstia maligna do ndlati. Mas quem podia acreditar? O tio, não. Havia de querer ver o boi falecido, ao menos ser apresentado uma prova do desastre. Já conhecia bois relampejados: ficavam corpos queimados, cinzas arrumadas a lembrar o corpo. O fogo mastiga, não engole de uma só vez, conforme sucedeu-se.

Reparou em volta, os outros bois assustados, espalharam-se pelo mato. O medo escorregou dos olhos do pequeno pastor.

         Não apareças sem um boi, Azarias. Só digo: é melhor nem apareceres.

A ameaça do tio soprava-lhe os ouvidos. Aquela angústia comia-lhe o ar todo. Que podia fazer? Os pensamentos corriam-lhe como sombras mas não encontravam saídas. Havia uma só solução: era fugir, tentar os caminhos onde não sabia mais nada. Fugir é morrer de um lugar e ele, com os seus calções rotos, um saco velho a tiracolo, que saudade deixava? Maus tratos, atrás dos bois. Os filhos dos outros tinham direito da escola. Ele não, não era filho. O serviço arrancava-o cedo da cama e devolvia-o ao sono quando dentro dele já não havia resto de infância. Brincar era só com os animais: nadar o rio a boleia do rabo do Mabata-bata, apostar na briga dos mais fortes. Em casa, o tio advinha-lhe o futuro:

         Este, da maneira que vive misturado com a criação há-de casar com uma vaca.

E todos se riam, sem quererem saber da sua alma pequenina, dos seus sonhos maltratados. Por isso, olhou sem pena para o campo que iria deixar. Calculou o dentro do seu saco: uma fisga, frutos de djambalau, um canivete enferrujado. Tão pouco não pode deixar saudade. Partiu na direcção do rio. Sentia que não fugia: estava apenas a começar o seu caminho. Quando chegou ao rio, atravessou a fronteira da água. Na outra margem parou à espera nem sabia de quê.

Ao fim da tarde a avó Carolina esperava Raul à porta da casa. Quando chegou ela disparou a aflição:

-Essas horas e o Azarias ainda não chegou com os bois.

         O quê? Esse malandro vai apanhar muito bem, quando chegar.

         Não é que aconteceu uma coisa, Raul? Tenho medo, esses bandidos …

         Aconteceu brincadeira dele, mais nada.

Sentaram na esteira e jantaram. Falaram das coisas do lobolo, preparação do casamento. De repente, alguém bateu à porta. Raul levantou-se interrogando os olhos da avó Carolina. Abriu a porta: eram os soldados, três.

         Boa noite, precisam alguma coisa?

         Boa noite, viemos comunicar o acontecimento: rebentou uma mina esta tarde, foi um boi que pisou. Agora, esse boi pertencia daqui.

Outro soldado acrescentou:

         Queremos saber onde está o pastor dele.

         O pastor estamos à espera – respondeu Raul. E vociferou: – Malditos bandos!

         Quando chegar queremos falar com ele, saber como foi sucedido. É bom ninguém sair na parte da montanha. Os bandidos andaram espalhar minas nesse lado.

Despediram. Raul ficou, rodando à volta das suas perguntas. Esses sacana do Azarias onde foi? E os outros bois andariam espalhados por aí?

         Avó: eu não posso ficar assim. Tenho que ir ver onde está esse malandro. Deve ser talvez deixou a manada fugentar-se. É preciso juntar os bois enquanto é cedo.

         Não podes, Raul. Olha os soldados o que disseram. É perigoso.

Mas ele desouviu e meteu-se pela noite. Mato tem subúrbio? Tem: é onde o Azarias conduzia os animais. Raul, rasgando-se nas micaias, aceitou a ciência do miúdo. Ninguém competia com ele na sabedoria da terra. Calculou que o pequeno pastor escolhera refugiar-se no vale.

Chegou ao rio e subiu às grandes pedras. A voz superior, ordenou:

         Azarias, volta. Azarias!

Só o rio respondia, desenterrando a sua voz corredeira. Nada em toda à volta. Mas ele adivinhava a presença oculta do sobrinho.

         Apareças lá, não tenhas medo. Não vou-te bater, juro.

Jurava mentiras. Não ia bater: ia matar-lhe de porrada, quando acabasse de juntar os bois. No enquanto escolheu sentar, estátua de escuro. Os olhos habituados à penumbra desembarcaram na outra margem. De repente, escutou passos no mato. Ficou alerta.

         Azarias?

Não era. Chegou-lhe a voz de Carolina.

         Sou eu, Raul.

Maldita velha, que vinha ali fazer? Trapalhar só. Ainda pisava na mina, rebentava-se e, pior, estoirava com ela também.

         Volta em casa, avó!

         O Azarias vai negar de ouvir quando chamares. A mim, há-de ouvir.

E aplicou sua confiança, chamando o pastor. Pro trás das sombras, uma silhueta deu aparecimento.

         És tu, Azarias. Volta comigo, vamos pra casa.

         Não quero, vou fugir.

O Raul foi descendo, gatinhoso, pronto pra saltar e agarrar as goelas do sobrinho.

         Vais fugir para onde, meu filho?

         Não tenho onde, avó.

         Esse gajo vai voltar nem que eu lhe chamboqueie até partir-se dos bocados – precipitou-se a voz rasteira de Raul.

         Cala-te, Raul. Na tua vida nem sabes da miséria – E voltando-se para o pastor: – Anda meu filho, só vens comigo. Não tens culpa do boi que morreu. Anda ajudar o teu tio juntar os animais.

         Não é preciso. Os bois estão aqui, perto comigo.

Raul ergueu-se, desconfiado. O coração batucava-lhe o peito.

         Como é? Os bois estão aí?

         Sim, estão.

Enroscou-se o silêncio. O tio não estava certo da verdade de Azarias.

         Sobrinho: fizeste mesmo? Juntaste os bois?

A avó sorria pensando no fim das brigas daqueles os dois. Prometeu um prêmio e pediu ao miúdo que escolhesse.

         O teu tio está muito satisfeito. Escolhe. Há-de respeitar o teu pedido.

Raul achou melhor concordar com tudo, naquele momento. Depois, emendaria as ilusões do rapaz e voltariam as obrigações do serviço das pastagens.

         Fala lá o seu pedido.

         Tio: próximo ano posso ir na escola?

Já adivinhava. Nem pensar. Autorizar a escola era ficar sem guia para os bois. Mas o momento pedia fingimento e ele falou de costas para o pensamento:

         Vais, vais.

         É verdade, tio?

         Quantas bocas tenho, afinal?

         Posso continuar ajudar nos bois. A escola só frequentamos da parte de tarde.

         Está certo. Mas tudo isso falamos depois. Anda lá daqui.

            O pequeno pastor saiu da sombra e correu o areal onde o rio dava passagem. De súbito, deflagrou um clarão, parecia o meio-dia da noite. O pequeno pastor engoliu aquele todo vermelho, era o grito do fogo estourando. Nas migalhas da noite viu descer o ndlati, a ave do relâmpago. Quis gritar:

         Vens pousar quem, ndlati?

Mas nada não falou. Não era o rio que afundava suas palavras: era um fruto vazando de ouvidos, dores e cores. Em volta tudo fechava, mesmo o rio suicidava sua água, o mundo embrulhava o chão nos fumos brancos.

         Vens pousar a avó, coitada, tão boa? Ou preferes no tio, afinal das contas, arrependido e prometente como o pai verdadeiro que morreu-me?

E antes que a ave do fogo se decidisse Azarias correu e abraçou-a na viagem de sua chama.

 

 

 

COUTO, Mia. Vozes anoitecidas. Lisboa: Editorial Caminho, SA, 1987.

 

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10 responses

27 05 2010
Palavras Rabiscadas

Por ser este um conto muito acessado, no intuito de clarear o entendimento dos leitores, tomo a liberdade de publicar aqui a explanação da professora Eloí Batista:

“O conto contém uma descrição objetiva, pois retrata um cenário concreto, com personagens, enredo bem desenvolvido com o espaço delineando o desenrolar dos fatos, dá para ler nas entrelinhas que trata de uma família do meio rural, no sertão, pouco instruída, pois o pastor nunca frequentou escola, também pelo vocabulário empregado, com visível marca da linguagem oral nos diálogos, há preocupação do autor em qualificar ou desqualificar os atos de empregado e patrão (dono do boi).

Dá para perceber o tema: pastoreio. O assunto foi desencadeado pela explosão de uma mina, resquícios da guerra.

Foi na leitura que percebemos o grau de instrução das personagens e seu envolvimento, pois o pobre pastor não entendeu nada do que tinha acontecido com o boi e foi logo se culpando, coisas que pelo contexto sempre acontecia, resolveu fugir a ser culpado injustamente, já que não podia justificar tamanha monstruosidade.

Dá para perceber , pelo conto, a vontade da personagem em sair do anonimato e só pela escola conseguiria. Daí a pretensão da fuga, reconstruir a vida.

Fica demarcado – o tempo – numa noite.
– O espaço – tem inúmeras descrições: montanhas , árvores , etc.
No desfecho, há uma quebra da linearidade, explode outra mina…quem morre?

O ponto de maior tensão quando os tios são avisados da explosão e saem…

O conto de “mistério” (acho) com inúmeras descrições é ótimo para uma bela discussão em aula.”

Eloí Batista
http://batista2008.blogspot.com/
SANTIAGO-RS

5 11 2012
batava

kkkkk

5 11 2012
batava

eu queria a conclusão desse livro tem como ?!

22 05 2013
jassicacardoso 9ºA Achadagrande Frente

Azarias morreu no deflagrou de um clarão.

19 11 2013
Gabriel P.

Olá, gostaria de saber o que era Nadlati? O que ela represente no texto? Exlique.

15 05 2014
Joicy Amaral

Ndlati é o pássaro do agouro do místico da literatura africana, na cultura representa a morte que vem em forma de pássaro de fogo buscar as pessoas, e pode ser interpretada como uma crítica em relação ao meio social pós-guerra onde ainda existem minas matando e mutilando.

7 10 2014
Manuela Lima De Sousa

Eu Amei Essa Historia, Bem Educativa!

15 11 2014
Arthur

Oque quer dizer “Deve ser foi um relâmpago”??? No começo, 3° parágrafo.

22 03 2016
lianna

Qual é o conflito dessa história?

25 03 2016
goku

um lico cuzado

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