PENSAMENTO – Rubem Alves

“A poesia não é uma expressão do ser do poeta. É uma expressão do não-ser do poeta. O que escrevo não é o que tenho; é o que me falta. Escrevo porque tenho sede e não tenho água. Sou pote. A poesia é água”.

Esse post foi publicado em Pensamentos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para PENSAMENTO – Rubem Alves

  1. tejo disse:

    Lindo pensamento. Está na linha do que conversamos, Marli: a arte como um complemento do “ser” do poeta (na expressão do Rubem).

    Curtir

  2. Palavras Rabiscadas disse:

    Quando estava lendo alguns pensamentos para selecionar e posta-los, me deparei com este, e logo pensei:

    “É isso que eu sempre pensei, então por que não foi eu que escrevi? Eu ia acabar encontrando essas palavras, mas ele escreveu primeiro!” (rs)

    Os poetas/escritores transmitem nas palavras aquilo que nós pensamos e sentimos, e que muitas vezes não conseguimos expressa-las, ou encontrar os versos adequados. Talvez podemos até escrever, mas em outras palavras, como você mesmo disse: “ a linha é a mesma do que falamos”, realmente é! Por isso tal identificação.

    Por exemplo, um outro pensamento que eu me identifiquei foi o de Machado de Assis: “Versos curam tudo”.

    Já tinha dito algo similar aqui, numa réplica em um comentário seu, feito na poesia de Fernando Pessoa. Eu disse: “Eu busco na poesia a cura”. No entanto, ainda não conhecia esse pensamento de Machado, li apenas ontem.

    Penso que todos nós passamos pelos mesmos sentimentos, seja os grandes poetas ou o mais simples ser humano na face da terra.

    “Busco na poesia a cura, mas se não curar, refugiará”.

    *************

    RUBEM ALVES usou a figura de “fora para dentro”

    POTE (o não ser do poeta – falta)
    AGUA (preencher o ser -poesia)

    Eu uso a figura de “dentro para fora”

    ENCARCERADOS (o não ser do poeta – está aprisionado – pode ser uma ausência, ou um sentimento que já era para ter ido embora e ficou preso, enfim)
    LIBERTAÇÃO (vir à tona – vive de forma idealizada ou deixa ir embora – poesia)

    Um transbordar em palavras… (um pouco contraditório? Mas há lógica nesses opostos, se é que me entende!) rs

    Os sentimentos estão dentro de nós, só que muitas vezes acorrentados, e é a poesia que traz a libertação! Nada do que está fora pode preencher o vazio que está dentro.

    Obrigada Tejo…. Abraços.

    Marli

    Curtir

  3. Palavras Rabiscadas disse:

    Aproveito para citar um exemplo de ‘Ser do Poeta’ e ‘Não-Ser do Poeta’:

    “NELSON RODRIGUES foi considerado o “escritor maldito”, um imoral e charlatão, que dentre seus vários temas fazia apologia contra a mulher, justificando que “Toda mulher gosta de apanhar”, quando na verdade era um homem pacífico, idôneo, de bons costumes e religioso, jamais havia tocado em um fio de cabelo de sua mulher.”

    Esse seria o ‘não-ser’ de Nelson Rodrigues.

    Curtir

Deixe um comentário

