SOBRE ESCRITA

Estas dicas são para textos técnicos, dissertações, trabalhos ou teses.

  • Não enrole: Vá direto ao assunto, ficar enrolando no texto vai desanimar seu leitor. Use a seguinte regra: para cada 1000 pessoas que lerem o título, 100 vão ler o resumo, 10 lerão a introdução e apenas 1 lerá o seu trabalho inteiro. Dessa forma, o título é muito importante para capturar o leitor, o resumo e a introdução aparecem logo em seguida. Preocupe-se de forma especial com eles.
  • Não surpreenda: Seu texto é técnico, não um livro de suspense. Deixe bem claro, desde o início, o que vai e o que não vai fazer. Não deixe seu leitor na expectativa por algo que você não vai fazer. Seja repetitivo, se for preciso, mas não deixe de avisa-lo claramente dos limites de seu trabalho.
  • Organize seu texto: A leitura deve ser o mais fácil possível. Preocupe-se com a seqüência. Escreva parágrafos introdutórios e de conclusões em cada seção e capítulo onde forem necessários. Inclua, nesses parágrafos, uma ligação com a seção ou capítulo anterior/posterior. Procure indicar ao leitor o que ele deve gravar de cada parte do texto que ler.
  • Não é só você quem vai ler o texto: Você sabe sobre o que está escrevendo, mas está escrevendo para que outros leiam também. Procure explicar mesmo os termos que lhes pareçam óbvios. Cuidado com os exageros,  não considere que o leitor saiba tanto quanto você.
  • Descreva tabelas e figuras: Evite frases como “O modelo está descrito na figura X.” ou “A tabela Y mostra os resultados.”. Para tabelas, procure indicar como ela deve ser lida, escrevendo uma linha por extenso. Indique também o significado das colunas. Para figuras, indique o que são os símbolos usados e o que ela quer mostrar.
  • URL não é bibliografia: Evite usar URL como bibliografia. Se o documento é um manual, faça a chamada bibliográfica para o manual e não para o endereço da web do fabricante do produto. Nem sempre é preciso colocar uma referência para o site da web de um fabricante.
  • Use um revisor ortográfico: Ninguém gosta de ler um texto cheio de erros de português. Todos os editores possuem um revisor integrado. Por favor, nada de abreviações usadas em emails. Aproveite para abolir o gerundismo de seu vocabulário.

Extraído do site http://www.ic.unicamp.br/~rodolfo/dicas/escrita.html

Outras dicas interessantes:

Dicas sobre horário/agenda

Dicas sobre apresentações

Dicas sobre atividades

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas de Escrita. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s