A UMAS SAUDADES – Gregório de Matos

Parti, coração, parti,
navegai sem vos deter,
ide-vos, minhas saudades
a meu amor socorrer.

Em o mar do meu tormento
em que padecer me vejo
já que amante me desejo
navegue o meu pensamento:
meus suspiros, formai vento,
com que me façais ir ter
onde me apeteço ver;
e diga minha alma assim:
Parti, coração, parti,
navegai sem vos deter.

Ide donde meu amor
apesar desta distância
não há perdido constância
nem demitido o rigor:
antes é tão superior
que a si se quer exceder,
e se não desfalecer
em tantas adversidades,
Ide-vos minhas saudades
a meu amor socorrer.

Esse post foi publicado em Poemas e Poesias e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para A UMAS SAUDADES – Gregório de Matos

  1. wanessa azevedo disse:

    Olá., gostaria de pedir algumas informações sobre esse poema. Tenho que fazer uma contextualização desse poema, mas preciso saber o ano em que foi escrito e procurar um conhecimento dos acontecimentos da época, poderia me ajudar?

    Curtir

Deixe um comentário

