MEU ANJO, ESCUTA – Gonçalves Dias

4 03 2011

Meu anjo, escuta: quando junto à noite
Perpassa a brisa pelo rosto teu,
Como suspiro que um menino exala;
Na voz da brisa quem murmura e fala
Brando queixume, que tão triste cala
No peito teu?
Sou eu, sou eu, sou eu!

Quando tu sentes lutuosa imagem
D’aflito pranto com sombrio véu,
Rasgado o peito por acerbas dores;
Quem murcha as flores
Do brando sonho? — Quem te pinta amores
Dum puro céu?
Sou eu, sou eu, sou eu!

Se alguém te acorda do celeste arroubo,
Na amenidade do silêncio teu,
Quando tua alma noutros mundos erra,
Se alguém descerra
Ao lado teu
Fraco suspiro que no peito encerra;
Sou eu, sou eu, sou eu!

Se alguém se aflige de te ver chorosa,
Se alguém se alegra co’um sorriso teu,
Se alguém suspira de te ver formosa
O mar e a terra a enamorar e o céu;
Se alguém definha
Por amor teu,
Sou eu, sou eu, sou eu!

Ações

Information

5 responses

5 03 2011
Hospedagem PHP Mysql

Tive que sair hoje, foi corrido, mas consegui achar tempo pra ler o post

24 04 2011
Edna Bissoli

Marli
Meu nome é Edna. Estou usando o endereço da minha irmã, Bete Bissoli. Meu Anjo, Escuta é uma poesia lindíssima. Tive conhecimento dela com a novela Anjo de Mim e nunca mais ouvi, nem mesmo sabia que era de GD. Uma ou duas estrofes foram musicadas, não sei se especialmente para a novela, no gênero modinha imperial, muito linda e apropriada para as palavras. Teria dados sobre o melodista? Sabe onde encontrar alguma gravação ou partitura? Parabéns pelo site de muito bom gosto.
E obrigada desde já. Edna Bissoli

25 04 2011
Marli Savelli de Campos

Olá Edna, obrigada pelo comentário.

Não sei se infelizmente, mas não tenho o hábito de assistir novelas, foram poucas na minha vida das quais eu acompanhei, e ‘’Anjo de Mim’’ não foi uma delas. Só que tive a curiosidade de pesquisar sobre, já que este poema realmente é muito inspirador.

Encontrei este vídeo no You Tube da música Anjo de Mim – Simone e Sérgio Mendes. Não sei se está se referindo a ela.

Trilha Sonora Nacional da Novela ANJO DE MIM

01. ANJO DE MIM – Simone e Sérgio Mendes (tema de abertura)
02. NA SOMBRA DE UMA ÁRVORE – Wando (tema de Divina)
03. AMAR É… – Roupa Nova (tema de Lavínia)
04. VEM QUENTE QUE EU ESTOU FERVENDO – Barão Vermelho (tema de Nando)
05. O AMOR – Gal Costa (tema de Joana)
06. DE SOMBRA E DE SOL – Flávio Venturini (tema de Maria Elvira)
07. TE AMO PRÁ SEMPRE – Kid Abelha (tema de Helô)
08. SOS BRASIL – Cidade Negra (tema do núcleo familiar de Divina)
09. LUA PRA GUARDAR – Pedro Camargo Mariano (tema de Antônia)
10. SAIR DO CHÃO – Vinny (tema de Wagner)
11. FELIZ – Selma Reis (tema de Floriano)
12. AMORES ESTRANHOS – Andressa (tema de Renata)
13. VALENTINA – Guilherme Dias Gomes (tema de Belmiro e Valentina)
14. MONTERREY – Guilherme Dias Gomes (tema de Marco Monterrey)

24 06 2011
Edna Bissoli

Marli
Obrigada pelo seu cuidado em pesquisar pra mim. Já conhecia a música do Ivan Lins, acho linda e mais linda ainda na interpretação da Simone. Não é aquilo a que me referi, mas valeu assim mesmo, pois ouvi novamente. Espero que um dia vc tenha a oportunidade de ouvir a valsinha imperial, uma vez que vc curte a poesia do Gonçalves Dias, pois vale a pena.
Um grande abraço.
Edna

2 02 2012
Maira Ramos

Muito lindo esse poema!!!

Deixe um comentário

