“Apocalipse, Amor e Fúria”

apoc

ENTENDENDO O APOCALIPSE

  1. Pré -Tribulacionista
ceus

Apocalipse na visão ‘Pré-Tribulacionista’, ou pré-ira, é a crença de que antes da Grande Tribulação ocorrerá o “arrebatamento” – a essência dessa palavra vem do grego “harpazo”, de apanhar e levar para longe, no português,     ‘‘arpão’’, uma peça de pescaria que fisga o peixe, no sentido de ser retirado de um lugar; ou da palavra “rapture”, de influencia latim – o rapto.

– O Arrebatamento

– As Bodas Nupciais Celestiais

– A Entrega dos Presentes

– Os Convidados Para o Banquete

– A Grande Tribulação

– O Sinal da Besta e os Dez Reis

– As Duas Testemunhas

– Os Sete Selos e os Quatro Cavaleiros

– As Trombetas

– A Mulher e o Dragão

 Os Dois Monstros e a Grande Perseguição

– As Taças da Ira de Deus

– A Grande Prostituta

– A Volta de Cristo

– Os Mil Anos

– O Julgamento Final

– O Novo Céu e a Nova Terra

2. Pós-Tribulacionista

Na versão do Apocalipse, ‘Pós_Tribulacionista’, diz que todos passaremos pela Grande Tribulação, que o arrebatamento não ocorrerá antes da apostasia e da manifestação do anticristo e aponta para o seu regresso visível como Rei, ao soar da última trombeta, que se trata da segunda vinda, pois a primeira ocorreu quando Cristo veio à terra, passando pela agonia da cruz a fim de resgatar a humanidade perdida. Quando diz que a sua volta será “como ladrão da noite”, é para os que não estão com os olhos fitos nos céus, não estão atento aos sinais. (…) Eu acredito que seja favorável ao cristão ser pós-tribulacionista, pelo fato de se preparar como um guerreiro para o período de perseguição. Pois, supondo que os pré estejam certos, os pós também estão preparados para serem arrebatados, mas se o contrário, os pré-tribulacionistas podem nao estar providos para padecer necessidades e morrer por Cristo.

– Babilônia, Quem é Ela?

– Anti-Cristo, De Onde Ele Virá?

– Jesus, O Que Faz Agora?

–  Cristo, Quando Voltará?

– Arrebatamento, Que Acontecimento é Este?

– Quem São os 144.000?

– Milênio, Quem Estará na Terra?

– Julgamento Final, Quem Será o Juiz?

– De Volta ao Paraíso

3. Meso-Tribulacionista

Todo o mundo cristão concorda que Cristo voltará e que a Grande Tribulação será um período de sete anos, onde haverá três anos e meio de falsa paz e três anos e meio de perseguição e grande ira, e que haverá o arrebatamento, uma transição da mortalidade à imortalidade para os salvos.

As opiniões se dividem em três correntes escatológicas:

  1. Os pré tribulacionistas afirmam que Jesus vem buscar a igreja antes de iniciar a Grande Tribulação, ou seja, antes dos sete anos de tribulação.
  2. Os pós tribulacionistas acreditam que Jesus vem buscar a igreja no fim dos sete anos, e que irão passar por todo o período de tribulação.

Existe uma terceira interpretação para a cronologia deste evento que não poderia deixar de abordar que são os Meso-Tribulacionistas”. Eles defendem que a Igreja será arrebatada no meio da grande tribulação, onde a igreja passará aqui metade do período, ou seja, a crença de que os salvos serão levados ao céu antes da grande ira.

As diversidades de opiniões se dá devido as Escrituras Sagradas não nos mostrarem claramente as ocorrências em ordem cronológica, acerca dos tempos finais. Foi  nos revelado tudo que vai acontecer nos últimos eventos da história do mundo e o destino final do homem, mas não sabemos a sequências em que se realizarão tais ações. Contudo, sabemos que vivemos no período decisivo que selará a história da igreja, os últimos momentos proféticos, o alpha – início das dores.

Marli Savelli

cruz