WILLIAM SHAKESPEARE

O maior dramaturgo da história humana

shakespeare

William Shakespeare – 1564 a 1616

 

          William Shakespeare, lido e encenado através dos tempos, nasceu em Stratford on Avon – 1564 a 1616.

          O objetivo maior de Shakespeare era possuir propriedades, ele nunca esteve preocupado com a posteridade, mas sim com o presente.  Deste modo, escrever peças para ele era basicamente um meio de ganhar dinheiro, e o teatro foi uma boa maneira que encontrou para alcançar seu alvo, pois era uma pessoa com  uma boa educação e talento verbal.

          Shakespeare parecia ter pouco interesse em deixar uma versão exata de sua obra para um futuro desconhecido e também não parecia pensar em suas peças como literatura: não se interessava pelo leitor, só se preocupava com a platéia do teatro Elisabetano_ uma mistura de aristocratas, letrados, marinheiros e soldados de licença, estudantes, aprendizes e mulheres. Ele tentava estabelecer uma intimidade com essa platéia, envolve-la na peça.

        Foi autor, diretor e ator de seus próprios dramas e comédias. Foi empresário de seu próprio teatro londrino, The Globe (O Globo). É considerado por muitos o maior gênio da literatura universal. A riqueza e a variedade de seus personagens, argumentos, criações psicológicas, conflitos e paixões são inigualáveis.

        Ele, um grande conhecedor da mente humana, definiu com precisão o caráter de seus personagens. O defeito ou a fraqueza aparece junto à virtude, lutando para se impor. Os personagens matam por vingança ou para conseguir poder.

        Ocasionalmente pegava uma peça que já existia (tal como a obra Hamlet original, provavelmente, escrito por Kyd) e reelaborava com melhorias. Algumas de suas obras de grande sucesso foram: Romeu e Julieta, Hamlet, Sonho de uma noite de Verão, O Mercador de Veneza e Rei Lear, entre outros. Coube a Heming e Condell_ dois de seus amigos publicarem depois de sua morte a primeira edição de suas peças reunidas.

 shakespeare

 

Algumas breves análises:  

Hamlet

O Mercador de Veneza

Rei Lear

Sonho de Uma Noite de Verão

Marli Savelli de Campos

Anúncios

Uma resposta para WILLIAM SHAKESPEARE

  1. Edcelso de Freitas disse:

    Shakespeare nos presenteia com excelentes obras, é sempre bom lê-lo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s